segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Panteão nacional

Foi com agrado que vi Aquilino Ribeiro, um beirão nascido na aldeia do Carregal em resultado de uma relação proibida(filho de um padre)ser transladado para o local que tem por objectivo homonagear os grandes vultos deste pais- o Panteão Nacional(situado na famosa igreja de Santa Engracia).
Aquilino foi ao contrario do que muitos pensam um escritor do povo, do seu povo beirão no qual bebia as suas palavras que muitos de nos citadinos não sabemos o significado; mas na minha opinião é esse um dos motivos da riqueza da sua escrita, imortalizar e dar a conhecer ao mundo a linguagem de uma região por vezes esquecida pelos politicos e restantes cidadãos.Alem de que lutou contra três ditaduras, esteve exilado e nunca deixou de expressar as suas opiniões mesmo quando foi atacado pela imprensa da epoca.Foi um homem de fibra que serve de exemplo para esta geração de mastiga e deita fora- era bom que fizesse parte dos curriculos do secundário.Abram a pestana no ministerio da educação.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Novas desde a grecia

Para ja como podem imaginar o teclado e completamente diferente do portugues, nao tem acentos e alem disso tem aeroglifos gregos... Depois tambem estamos um pouco tocados...
Em relacao a Atenas, podemos comecar (nao tem a cedilha...) por referir os aspectos negativos:
- e muito suja, mesmo muito....
- ta cheia de gregos orgulhosos de nos terem roubado a taca europeia (hoje ja um gozou com o facto e so nao lhe demos um pero pq somos um povo civilizado!)
- o pessoal tem alguma dificuldade com o ingles o q pode transformar um croissant com manteiga e um galao num croissant simples e um cafe duplo com gelo)
- nao e obrigatorio o uso de capacete nos motociclos o q potencia o risco de traumatismo craniano ao seu expoente maximo (o q fez a Raquel se lembrar do trabalho arduo q teria neste pais...), os que o usam ja devem ter caido...
Em relacao aos positivos:
- Ha policia por todo o lado, sentindo-se uma grande seguranca em andar nas ruas (mesmo com malas atras...e a levantar dinheiro as tantas...)
- Atenas durante a noite e muito fixe... Acropole e linda...e ha muitas pessoas na rua, e demais!..
- As pessoas ate sao simpaticas...
- A comida e boa ( a Raquel aqui da nota Muito boa +|+) e barata... ( claro que vamos as tavernas, onde se come melhor)
- Nao sao precisos transportes publicos, nem privado (nao se metam com os taxistas, sao uns chulos), a cidade e muito grande, mas o centro historico e pequeno e tudo fica perto...So e preciso ter pes e muita vontade..
- Pensar que existem sitios construidos ha 7000 anos...e ainda estao de pe!!
Hoje andamos para caracas, mas valeu a pena...
Amanha as 7h estamos a apanhar o barco via ilhas gregas, mais propriamente MyKonos.
Ate breve, beijos e abracos...

Tipico Tugo

Hoje, num dia em que mais uma vez andei a procura de colocação numa instituição de sáude, para poder exercer enfermagem e deixar de chular os meus pais, tive de me dirigir a uma instituição no centro de Lx, que não conhecia. No entanto como bom portuga desenrascado e sem vergonhas, la foi parando e perguntando. Mas estupidamente parei sempre junto a engravatados que de LX so conhecem os escritorios onde trabalham- tristes suburbanos(eu inclusive).A determinado momento ja perto do local desejado, que por sinal ja vezes estive a porta, vi o verdadeiro Tuga... Baixo, com o seu belo barril de cerveja abdominal e para finalizar varios colares de ouro a fadista do bairro, mas decidi arriscar e perguntei; em boa hora o fiz. O gajo sabia qual era a rua e ainda me disse que se procurava a tal instituição,ficava no edificio da esquina.Poupei tempo e sola de sapato graças a esta bela personagem tantas vezes, satirizada por nos modernos jovens suburbanos. A verdade é que o individuo bairrista dá alma e vida a cidade de Lx cada vez mais descaracterizada e com falta de referências populares. Por esta ajuda e por não deixarem murchar LX deixo aqui um Grande Viva aos Tugas Bairristas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Férias 2




Depois das férias aos Açores e Barcelona, vou para a Grécia. Irei a Atenas e 5 Ilhas gregas (Mykonos, Paros, Delos, Ios e Santorini). Estarei fora das terras lusitanas durante 13 dias... A companhia não podia ser melhor, também é graças a ela que tive este grande programa, visto ela ter feito tudo. Mais que a vida...
De certeza que me vou ver grego, porém penso que nos iremos desenrascar...
Vou tentar aceder ao blog, por aquelas bandas, mais que não seja para ter uma visita da grécia. lol
Fica o blog entregue (e bem) aos outros colaboradores, grandes cumprimentos e até já...

Já passaram 6 anos

O 11 de Setembro foi a 6 anos mas parece que as pessoas se esqueceram um pouco deste acontecimento macabro e repleto de fanatismo. Eu bem sei que os E.U.A não reunem consenso entre as opiniões do publico e dos intelectuais relativamente a sua postura em relação aos outros povos, mas que culpa tinham aquelas 3mil pessoas que morreram em mais um suposto dia de trabalho?Por isso julgo não ser demais relembrar sempre esta data, mais que não seja, como um exemplo nefasto das consequências de todo o tipo de fanatismo, independentemente da area em que se mostra.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Bravos Viriatos

Pode-vos parecer estranho este titulo, mas julgo ser uma boa forma de homenagear tantos desportistas que nos ultimos tempos tem enchido o meu( e julgo que o vosso) coração de orgulho nacionalista-Vanessa Fernandes, Nelson Evora, Telma Monteiro os atletas da selecção nacional de Basket e da selecção nacional de Raguebi,são entre muitos outros, ainda mais "anonimos" desportistas, neste pais onde o futebol parece um eucalipto(suga todos os recursos estatais e apoio mediaticos) um motivo de alegria e de jubilo pela forma honrosa, corajosa e abnegada como representam as cores da nossa patria. Muitos destes atletas que mencionei, como por exemplo a selecção de Raguebi fez historia ao classificar-se para o mundial(unica selecção amadora em prova), no entanto não me lembro de ter visto uma noticia sobre "Os Lobos" fazer a capa de um unico jornal desportivo...é triste!
Ontem quando entraram em campo vi com prazer uma alcateia chorar de alegria ao cantar "A Portuguesa", e meus amigos não me lembro de ver tal acontecer no futebol.No entanto o apoio expresso nas ruas não me pareceu minimamente entusiasta, talvez por não conhecerem esta modalidade (tal como eu) mas sobretudo por saberem que dificilmente "Os Lobos" ganhariam algum jogo. Mas vencer, não nos remete so para conseguir marcar ou obter mais pontos que os outros, é tambem mostrar dedicação,caracter, respeito e orgulho por qualquer que seja a actividade, e estes ja mostraram que são uns Vencedores.Em jeito de conclusão desejo felicidades e uma pontinha de sorte a todos os individuos mencionados com especial destaque para aqueles que estão actualmente em competição no Europeu e Mundial.
Para todos os fans de Portugal toca a vestir a camisola e mostrar as bandeiras para dar ainda mais moral a estes Bravos.

Rescaldo do Avante

Neste fim de semana houve o Avante, virgem nestas andanças, estava espectante...
Não é que fiquei realmente impressionado... espectacular! Vê-se gente de todas as idades, desde bébes até idosos com andarilhos e ainda lá vi um acamado ( isso vim uns quantos, mas por outras razões...)a passar a alta velocidade. O recinto é grande como o caraças, o pessoal é todo boa onda... Come-se muito bem e bebe-se ainda melhor. Há uma grande variedade de cultura, desde povos, música, teatro, espectáculos musicais e literatura e filmes... Foi um fim-de-semana riquíssimo, sem duvida a repetir... Fiquei com a impressão se houvesse mais 2 festas destas por ano, o PCP tinha muitos mais apoiantes... Era uma alegria viver desta maneira...
Deixo-vos com a Carvalhesa... Festa do Avante de 2006. Era vê-los a correr e às cambalhotas a descer as ravinas só para dançar no recinto, claro que me juntei a eles... É o Climax da festa!!



Caso Maddie




Bem sei que este tema já está bastante batido... Porém choca-me o facto de como a opinião das pessoas mudam de um momento para o outro, sendo a grande catalisadora, a comunicação social.
Começou-se por falar em rapto, redes de pedofilia, swing, o verdadeiro pai vir buscá-la...
Depois constituiu-se arguido o Robert Murat, veio a população com touchas e forquilhas prontos para o matar...
Vieram cartas de todo o lado com falaciosas denúncias...
Depois chegaram os cães com um faro do caraças...Fizeram novas recolhas de provas, mandaram-nas para Inglaterra...
Ao fim de quase um mês recebemos os resultados, ficando com a sensação que os pais eram os culpados da morte da filha... Enfim... Com tudo isto, já passaram 3 meses sem se saber de nada, em concreto. A população foi ao sabor da maré... Quem, já, não ouviu alguém dizer: " Eu já sabia que os pais eram os culpados!"?
Eu tenho seguido o processo de perto... até porque sou obrigado a ouvir a Fátima Lopes/ Você na Tv, todos os dias na casa das pessoas e/ou nos lares... Cheguei a um ponto que estava farto... mas sei que, é disto que o povo gosta...porém fica um concelho: Não tirem conclusões percepitadas. Não crucifiquem ninguém antes de se saber as provas... Como dizia esse grande filósofo portista: "Prognósticos só no final do jogo!".
Deixem os homens da PJ trabalhar...

sábado, 1 de setembro de 2007

A caneta azul ainda existe em Portugal!

Ainda dizem que a liberdade de expressão existe.... chegaram a ver o primeiro post que publiquei? Não, nem eu o vi!... não sei quais foram os motivos que levaram a sua não publicação, mas suspeito que isto seja mais um acto malfeitor daquela famosa caneta azul que não deixa passar mesmo nada...
Quando fui convidado para redigir algumas coisas neste blog pensei que teria total liberdade para tal, mas pelos vistos, enganei-me redondamente...

Até o autor deste blog tentou amedrontar-me, dizendo que só ele teria total control nos post publicados, que aquilo que ele não gosta-se seria vetado, o único que me resta fazer é lutar contra este silêncio que me quere ser imposto, mas não o poso fazer sozinho, preciso da vossa ajuda!

P.S. Este post foi publicado porque o autor do blog não se encontra perto dum computador... por isso não sei ate quando este artigo vai existir.... mas sempre estarei na luta!

Neste dia morreu Luis XIV

Nos dias que correm olhamos para França com um ar de descredito, pois apresenta-se como um país pouco influente a nível politico, com tantos problemas internos e externos...
Porém esta França foi uma das maiores catalizadoras, se não a maior em relação à politica, cultura, arte, literatura entre outras...
Para isso contribuiu o seu rei Luis XIV, conhecido como "Rei-Sol", foi o maior monarca absolutista da França, e reinou de 1643 a 1715. A ele é atribuída a famosa frase: "L'État c'est moi" (O Estado sou eu). Embora tenha gasto muito dinheiro com as suas festas e costumes, também não deixa de ser verdade que ele gastou muito com as artes, financiando nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste Lully. Construiu, também o luxuoso palácio de Versalhes.
Quem também o ajudou muito foi Jean-Baptiste Colbert nomeado por Luis XIV para a chefia da Controladoria Geral. Colbert reduziu o défice da França através de uma reforma fiscal, que tornou os impostos mais eficientes.
Transpondo para a nossa realidade actual... quem nos dera alguém como Colbert para pôr isto nos eixos...

Apresentaçao

Oi! O meu amigo Bonga decidiu enriquecer este blog com opiniões de alguns amigos com diferentes pontos de vista. Por tal motivo dou-lhe os Parabens.
Eu chamo-me Luis mas os amigos chamam-me Browny(não sei se pela cor de pele ou pela marca de maquinas depiladoras). Espero trazer novidades a este espaço cibernautico com assuntos serios mas tambem com puros momentos de diversão.Deixo-vos para começar com uma musica recente e que cruza a latinidade com a cultura anglo-saxonica.