sábado, 1 de setembro de 2007

Neste dia morreu Luis XIV

Nos dias que correm olhamos para França com um ar de descredito, pois apresenta-se como um país pouco influente a nível politico, com tantos problemas internos e externos...
Porém esta França foi uma das maiores catalizadoras, se não a maior em relação à politica, cultura, arte, literatura entre outras...
Para isso contribuiu o seu rei Luis XIV, conhecido como "Rei-Sol", foi o maior monarca absolutista da França, e reinou de 1643 a 1715. A ele é atribuída a famosa frase: "L'État c'est moi" (O Estado sou eu). Embora tenha gasto muito dinheiro com as suas festas e costumes, também não deixa de ser verdade que ele gastou muito com as artes, financiando nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste Lully. Construiu, também o luxuoso palácio de Versalhes.
Quem também o ajudou muito foi Jean-Baptiste Colbert nomeado por Luis XIV para a chefia da Controladoria Geral. Colbert reduziu o défice da França através de uma reforma fiscal, que tornou os impostos mais eficientes.
Transpondo para a nossa realidade actual... quem nos dera alguém como Colbert para pôr isto nos eixos...

Um comentário:

Browny disse...

Eu sou suspeito por causa do nome do rei, mas este gajo apesar de todos os defeitos de um totalitarista tinha mais visão de futuro que varios Parlamentos de paises europeus todos juntos. Mas que se pode fazer esperar que os que venham a seguir sejam melhores e esencialmente mais honestos!