segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Panteão nacional

Foi com agrado que vi Aquilino Ribeiro, um beirão nascido na aldeia do Carregal em resultado de uma relação proibida(filho de um padre)ser transladado para o local que tem por objectivo homonagear os grandes vultos deste pais- o Panteão Nacional(situado na famosa igreja de Santa Engracia).
Aquilino foi ao contrario do que muitos pensam um escritor do povo, do seu povo beirão no qual bebia as suas palavras que muitos de nos citadinos não sabemos o significado; mas na minha opinião é esse um dos motivos da riqueza da sua escrita, imortalizar e dar a conhecer ao mundo a linguagem de uma região por vezes esquecida pelos politicos e restantes cidadãos.Alem de que lutou contra três ditaduras, esteve exilado e nunca deixou de expressar as suas opiniões mesmo quando foi atacado pela imprensa da epoca.Foi um homem de fibra que serve de exemplo para esta geração de mastiga e deita fora- era bom que fizesse parte dos curriculos do secundário.Abram a pestana no ministerio da educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

É bem verdade com este "pretuguês" o ME tem mesmo de abrir a pestana e ver se começa a ensinar melhor a nossa língua, para que estes pseudo intelectuais não dêm tantas calinadas. Vejam lá se arranjam um teclado com outros acentos que não sejam apenas o "til". A ver se deixamos de homonagear as pessoas e as começamos a homenagear e em vez de vultos (tipo sombras) homenageamos figuras importantes mais iluminadas e menos sombrias.

Gonçalo Avelar disse...

A nossa língua é bem rica e um bem precioso da nossa nação, um ponto fulcral da nossa cultura. Tens toda a razão quando dizes que a escola é fundamental para a nossa linguagem, também é dever nosso continuar essa aprendizagem ao longo dos anos... escrevendo e lendo, mas quando tu tens a educação que temos e és bombardeado com sms, msn etc, jornais e televisão, onde se escreve mal e porcamente. É dificil não dar erros... eu dou-os e muito, porém gostava de melhorar e errar menos como em tudo na vida.
Em relação aos pseudo intelectuais... o que dizer... se achas que escrever sobre coisas que nos rodeiam e que me importo com o que vai acontecendo e critico o que se passa. Se é essa a definição de pseudo intelectual, assumo-me como tal.
Se ainda não reparaste, já passou o tempo em que não podiamos falar... (felizmente eu não passei por isso), e quem vive na "sombra" és tu, pois nem tens os "colhões no sítio" para te identificares, mas mesmo assim obrigado pela tua participação.
Em relação ao teclado com o meu por enquanto está tudo bem!!