quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Traços do Antigamente



Hoje após, ou melhor, enquanto fazia visitas conjuntas com a Assistente Social a casa dos utentes, fiquei a pensar como o tema da religião, nas pessoas de 2 ou 3 gerações antes da nossa não era uma questão de escolha, mas sim de "imposição". Isto porque a resposta que as pessoas davam foi no mínimo intigrante... Porém a própria Assistente não propunha a escolha, pois perguntava: "O seu familiar era Católico? Não era?" Ao que respondiam: "Claro que era!" Mas claro porquê??
Ainda nós falamos das ditaduras em Portugal e no mundo... E essa (com todo o respeito), que nos tem apoderado durante séculos, com regras e "leis divinas"?? Mas quem diz os Cristãos, diz os Islamitas, Hindus,etc. É bom ter fé, faz bem ao espirito e alimenta os sonhos, no entanto, ainda bem que cada vez somos mais livres e podemos ter fé em qualquer coisa, fundamentalmente em nós próprios...(Desculpem usar fundamentalismo no descrito.Sou contra qualquer fundamentalismo...)
Precisamos de todos para fazer deste mundo, um mundo melhor.


Um comentário:

Bela Isa disse...

Sim, durante muito tempo, e ainda hoje em dia, muitas são as pessoas que se dizem de uma determinada religião apenas porque quem lhes antecedeu sempre disse ser dessa religião. Não se questionam, não (re)pensam essa tal fé. E continua-se a viver baseado em ideias e conceitos que não são verdadeiramente sentidos. Continua-se a viver muitas vezes enganados. Mas, a "ceguez" perante essas questões às vezes é muito desejada. É muito mais fácil. Porque dá trabalho reflectir sozinha de onde venho e para onde vou.
Um aplauso à diversidade. Um aplauso à liberdade de pensamento.