quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Venezuela, a beira duma Dictadura "Democrática"

Quando tomei conhecimento disto fui abalado por uma enorme sensação de tristeza, de dor….então não é que aquele indivíduo conhecido por Chávez, lamentavelmente, Presidente da República Bolivariana de Venezuela, só tem ideias que não interessam a ninguém, é que nem ao Menino Jesús….

Há coisa duma semana fez uma proposta de Reforma Constitucional, que esta prestes a ser aprovada na sua totalidade pela Assembleia, isto é que é velocidade, alterar a Constituição duma República numa semana…. E vai já a referendo em Dezembro, espero que as pessoas se apercebam que o resultado deste referendo vai ditar o rumo do país.

Enfim, segundo sei, aquele gajo quere usar esta reforma para se perpetuar no governo e ganhar poderes ilimitados, mas segundo o próprio, esta mudança tem por objectivo consolidar o poder popular (este poder foi suprimido no mesmo dia em que Chávez tomou posse). Chega ao cúmulo, de nas reformas propostas, afirmar que o acesso ao ensino superior será determinado pelas necessidades do país, e o que as pessoas gostam, querem não interessa? É tristemente vergonhoso…

O único que me motiva no meio disto tudo, é o facto de alguém já ter aberto os olhos e ver que isto não é bom para o país, no dia 23de Outubro deste ano os estudantes universitários manifestaram-se contra esta reforma, por isso deixo uma palavra de grande apreço para os estudantes universitários, e para todos aqueles que com valentia e dignidade marcharam com o orgulho de serem venezuelanos e que não se amedrontaram com as varias tentativas por parte da polícia em dispersar esta manifestação, que recorreu, inclusive, á utilização de medidas violentas (gás lacrimogéneo, polícia de choque….)

4 comentários:

Unknown disse...

Sim, é uma situação lamentável!
O Chávez está a tornar um país bonito como a Venezuela numa autêntica prisão...
Mas o que importa é não desistir, e é isso que os universitários quiseram deixar claro!

Gonçalo Avelar disse...

O homem é um democrata, deixem-no trabalhar...
Agora a sério. É muito triste o que se passa na venezuela e ainda mais triste, pelo facto da comunidade internacional, olha isto como uma situação petrolmal... Só interessa intervir, quando não é necessário...
À vezes perguntou-me, o porquê da carta de direitos humanos, etc

Dina disse...

lamentável! estou, como tu, solidária com os estudantes e com toda a massa crítica venezuelana que tenta lutar contra a implementação de um regime ditaturial!!

Anônimo disse...

Grande Pilo deste-lhe bem na critica ao Chavez, mas parece que o Rei Juan Carlos é que sabe lidar com o "animal". Tem de se mandar calar estes gajos que atiram com toda a retorica socialista para manipular o seu povo , mas aquilo que fazem quando representam o pais em cimeiras internacionais é insultar os outros lideres. Para alem de Ditador, é um tipo sem educação,o fulgarmente designado por Labrego.Ass:Browny